UOL Tecnologia

GigaBlog do UOL Tecnologia

17/09/2010

Azul, verde, vermelho: quais as cores mais populares na internet?

 

Vermelho simboliza garra, azul é esperança e verde é riqueza. Seria isso mesmo? Bem, o estudo de cores e seus significados pode ficar para depois, porque agora vamos apenas analisar a distribuição de cores nos ícones do 100 maiores sites do mundo.

O Colour Lovers encarou essa missão e dividiu o resultado em um belo gráfico que, infelizmente, não é interativo. Através dele você percebe que azul e vermelho são as duas cores mais comuns. Enquanto o azul está na marca de Twitter, Facebook e PayPal, por exemplo, o vermelho ilustra CNN, YouTube e Mozilla. O UOL aparece na 43ª posição do ranking, contribuindo com tons alaranjados (e um pouco de vermelho).

A compilação também se divide em gráficos menores, por setor, que destacam os principais nomes em áreas como blogs, fotos e redes sociais. A conclusão dos pesquisadores: "as principais marcas de cada área tendem a usar uma paleta de cores semelhante".

______

Cores da web: Colour Lovers.
Lá do Presurfer.
Imagem: Reprodução.

Por Renato Bueno às 14h06

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

16/09/2010

Site usa 'poder randômico' para tomar decisões por você

 

Existe um momento na vida em que decisões sérias precisam ser tomadas. Decisões que podem mudar o rumo do mundo, ou pelo menos interferir no prato que você vai almoçar em instantes. É nessas horas que seu poder de escolha pode ser poupado, e toda a responsabilidade pode ser transferida para um site que faz o serviço sujo.

O Randomiser escolhe por você, seja lá qual for o assunto. Digite as opções na caixa principal, separadas por vírgula, e acione a força aleatória do "poder randômico". Ele escolhe uma das opções e também deixa você conferir outras consultas feitas recentementes por ali.

Em nosso teste, o Internet Explorer venceu a disputa dos navegadores (seria a versão 9? esquecemos de especificar), e o Twitter derrotou Facebook, MySpace e Orkut. O uso é bastante simples e, se dependesse de nós, as eleições do dia 3 de outubro já estariam resolvidas aqui em poucos cliques.

______

Poder 'randômico': Randomiser.
Lá do Download Squad.
Imagem: Reprodução.

Por Renato Bueno às 14h17

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

13/09/2010

A internet dá sono? Acessório inflável permite cochilo de engravatados durante o trabalho

 

Navegar pela internet por muitas horas, seja em casa ou no trabalho, dá um sono desgraçado e isso não é nenhum segredo (que atire a primeira pedra quem nunca deu uma pescada em frente ao PC!). No entanto, já há uma alternativa rápida e confortável para dar uma cochilada durante o trabalho – e de forma discreta. Trata-se do Pillow Tie (gravata travesseiro, em tradução livre).

Aparentemente, o produto é apenas uma gravata convencional. Porém, ela tem um buraco para que o usuário infle a gravata (no sopro mesmo), transformando-a numa espécie de travesseiro portátil. Não é necessário nem retirá-la do pescoço, basta apoiá-la na superfície mais próxima e tirar o cochilo. 

Outra vantagem do produto é que ele é feito de um material que não marca o rosto. Dessa forma, é possível dormir por um bom tempo e não ficar com aquela marca de tecla na face, por exemplo.

As utilidades para o uso do produto são as mais variadas possíveis: do cochilo pré-reunião de trabalho ao soninho dentro do ônibus cheio.

A Pillow Tie é vendida no site do próprio fabricante e conta com mais de setenta opções de gravatas. Cada uma por cerca de 20 dólares.

_

___

Lá do Daily Mail
Imagens: Reprodução/DailyMail e Reprodução/PillowTie

Por Guilherme Tagiaroli às 17h41

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

Artista leva ícones do Google Maps para cenários do mundo real

 

E se a arquitetura do mundo real, de repente, fosse atualizada com formas mais interessantes, como setas, bonecos e placas em tamanho gigante? Digamos que o mundo real ganhasse os ícones de localização do Google Maps. E aí?

O designer Alejo Malia decidiu imaginar uma resposta, e o resultado foram umas ilustrações bem bacanas que mostram o Google Maps invadindo ruas e parques. Acima, por exemplo, você tem o indicador de "ponto A" e o painel de resumo de determinado endereço.

Nas outras ilustrações aparecem referências ao Street View (boneco amarelo) e ao metrô, tudo com o formato de cartazes que pedem para serem pendurados na parede. Sentimos falta da rota verde invaindo as ruas, mas pode ser uma questão de tempo, já que Malia avisa que vai completar a série aos poucos. Para acompanhar o trabalho dele, siga pelo Twitter ou visite seu site pessoal.

______

Google Maps no mundo real: Ilustrações de Alejo Malia.
Lá do Geekosystem.
Imagens: Divulgação.

Por Renato Bueno às 13h36

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

BlurryPeople: um Chatroulette com censura em nome dos bons modos

 

Depois de surgir como uma das revelações da internet no começo de 2010, o Chatroulette foi invadido por exibicionistas, caiu no esquecimento e ficou fora do ar por uns dias até retornar em sua versão 2.0, que não mudou quase nada.

Agora um novo site usa o mesmo conceito de encontro aleatório com desconhecidos pela webcam, mas faz isso de maneira mais cuidadosa. No BlurryPeople, as pessoas começam como borrões e vão retomando a forma original com o passar do tempo - a imagem fica 100% nítida depois de três minutos. A ideia é evitar que você seja surpreendido por cenas que talvez não gostaria de ver, como pessoas sem roupa, insinuações sexuais ou baderneiros dedicados a ridicularizar os honestos internautas.

Você pode criar sua conta no site ou simplesmente fazer um teste para entender o serviço. Outra vantagem é que o BlurryPeople usa um sistema de reputação para dar um caráter mais sincero aos encontros aleatórios. Depois de conversar com uma pessoa, por exemplo, você pode responder um rápido questionário para classificá-la, informando sexo e idade e dizendo, através de notas, o quanto a pessoa é amigável, interessante ou bonita. Enquanto isso, ela faz o mesmo sobre você.

Segundo o site, pessoas com qualificações positivas poderão evitar usuários com votos negativos. E, se você encontrar alguém interessante, pode salvar o contato em sua lista de amigos favoritos no BlurryPeople, transformando os encontros aleatórios e amizades nem tão por acaso.

______

Chat com estranhos: BlurryPeople.
Lá do The Next Web.
Imagem: Reprodução.

Por Renato Bueno às 08h11

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

Estudante cria YouTube 'instantâneo' com a nova busca do Google

Nós ainda nem exploramos com calma o novo sistema de buscas do Google, que mostra os resultados enquanto você digita, e já surgiu por aí o primeiro "filho" dessa grande inovação. O YouTube Instant leva o conceito de busca em tempo real para os vídeos do YouTube: ele mostra vídeos e já começa a tocá-los enquanto você digita.

A imagem acima mostra um exemplo em três tempos. Ao digitarmos "ca", fomos para o clipe "California Girls", da cantora Kate Perry; quando a palavra se transformou em "call", surgiu um trecho do game "Call of Duty - Black Ops"; ao completar a digitação, escrevendo "calling", recebemos o vídeo de "Calling", da ex-Spice Girl Geri Halliwell.

E a história por trás do YouTube Instant não é menos interessante. Ele foi criado por Feross Aboukhadijeh, estudante de Stanford que apostou com um colega que conseguiria criar a ferramenta em 1 hora. Ele acabou demorando 3 horas e perdeu a aposta, mas ganhou muitos acessos ao site e teria recebido até uma proposta de emprego de Chad Hurley, fundador e diretor geral do YouTube.

Segundo Peter Kafka, do All Things Digital, porém, Feross não vai trabalhar no YouTube porque já está trabalhando para... o Facebook, em um "projeto especial". Enquanto isso, você torce para o site continuar funcionando e é obrigado a reconhecer que alguém conseguiu aumentar a capacidade do YouTube de consumir nosso tempo na internet.

______

Buscas em tempo real: YouTube Instant.
Lá do Gawker.
Imagens: Reprodução.

 

Por Renato Bueno às 06h31

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

09/09/2010

Faça um 'censo' de seus amigos no Facebook com direito a planilha do Excel

 

Enquanto o IBGE vai de casa em casa preenchendo os questionários para produzir o Censo 2010, uma ferramenta gratuita da Microsoft é capaz de fazer algo semelhante com seus amigos do Facebook. Sem tocar campainha, nem fazer perguntas demais, você consegue gráficos e planilhas no Excel que mostram a divisão de amigos por sexo, idade, cidade atual e cidade natal - mas nada de número de geladeiras ou aparelhos de TV.

O resultado pode ser publicado no Facebook e até mesmo editado por você ou seus amigos. Para fazer seu próprio Censo do Facebook, siga os passos a seguir:

-- Vá até Docs.com, a versão online do pacote Office da Microsoft;

-- No menu superior, clique em Add a Doc e depois em Chart Your Friends. O site vai pedir a autenticação com suas credenciais do Facebook. Confirme e prossiga.

-- Na tela seguinte você seleciona quem poderá ver o resultado e quem poderá editar: pessoas específicas, todos os amigos ou somente você. É nesse ponto que você marca a opção "Post to Your Facebook Profile" se quiser publicar os dados.

-- A confirmação surge em janelas pop-up, então fique atento para abri-las manualmente se elas forem bloqueadas pelo navegador.

-- Os dados são exibidos em uma planilha online do Excel, e você pode exportá-la para abrir no desktop.

______

Censo do Facebook: Microsoft Docs.com
Lá do Life Rocks 2.0
Imagem: Reprodução.

Por Renato Bueno às 20h05

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

Site promete casamento online 'relâmpago' por US$ 80

 

Essa história de deixar recado no Orkut, dar um curtir no Facebook ou mandar uma DM no Twitter já é coisa do passado. O correto agora é casar online com a pessoa que você acha que ama - esteja ela na mesma cidade ou em um fuso horário com 8 horas de diferença.

O Marry Me Quickly é um site que promete esses casamentos relâmpago na web - com vídeo em alta definição e até seis convidados acompanhando tudo em tempo real. O casamento sai por US$ 80 (R$ 140), e, se você se arrepender, pode pedir o divórcio pela metade do preço (US$ 40, cerca de R$ 70). Os certificados, tanto de casamento quanto de divórcio, são enviados por e-mail para os noivos, segundo o site.

A página oficial não dá detalhes de como a cerimônia online funciona, mas traz testemunhos não muito confiáveis de pessoas que já se casaram pelo sistema. "Foi a experiência mais divertida que eu, meus amigos e minha nova mulher tivemos em muito tempo", diz um deles.

Os documentos, é claro, não têm qualquer valor legal, e o que vale é a piada. Mas não pense em fazer tudo em cima da hora, pois os casamenteiros pedem 30 minutos de antecedência para preparar a cerimônia - seja lá o que isso signifique.

______

Casamento online: Marry me Quickly.
Lá do Feed My App.
Imagem: Reprodução.

Por Renato Bueno às 19h16

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

Máquina do tempo leva usuário por vídeos antigos no YouTube

 

Nem só de vídeos de gatos brigando com novelo de lã e de sujeitos embasbacados com o surgimento de um arco-íris duplo vive o YouTube. O site de vídeos mais popular do mundo é uma grande fonte de vídeos antigos, sejam eles propagandas, trailers, vídeos institucionais ou trechos de reportagens. É aquele saudosismo que fica entre a curiosidade histórica e o exercício da memória, e que agora está mais acessível graças ao YouTube Time Machine.

O site funciona como uma máquina do tempo que exibe vídeos de acordo com o ano desejado. De 1860 a 2010, lá está uma galeria ainda não tão extensa de vídeos curiosos. Você seleciona o ano e espera pela sugestão. Se não gostar, dá F5 e espera pelo próximo na lista. Em nossos testes fomos agraciados com uma reportagem sobre o Depeche Mode e um trailer do filme Robocop II (imagem acima), manifestações culturais muito "anos 1990". Se você voltar para o final do século 19 terá vídeos em condições mais precárias, mas pode achar algo interessante.

Como o site ainda está em fase de testes, alguns vídeos acabam não sendo carregados corretamente - ou podem ser deletados do YouTube a qualquer momento. Os criadores do projeto pedem paciência e ajuda. Se você detectar algum vídeo "quebrado", pode entrar em contato e avisá-los.

______

Saudosismo no YouTube: YouTube Travel Machine.
Lá do Geekosystem.
Imagem: Reprodução.

 

Por Renato Bueno às 12h30

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

08/09/2010

Empresa lança campanha online para incentivar a vida offline

 

"Mostre ao mundo a sua verdadeira cara", diz um dos cartazes de uma campanha que prega a valorização da vida offline. "Como você quer ser lembrado?", pergunta outro, que mostra um sujeito no caixão segurando um smartphone. Essas são peças publicitárias da empresa Offlining, que pretende fazer você desligar o celular e outros aparelhos de comunicação no dia 18 de setembro, um sábado, e sair para a vida, ter contato cara-a-cara com pessoas, trocar o LCD pelo sol e pelo céu com andorinhas. 

A campanha online pelo dia offline foi criada por Mark DiMassimo e Eric Yaverbaum, marqueteiros que fizeram carreira com suas agências e muita ajuda da internet. "Nós já ganhamos dinheiro fazendo você ficar online, agora vamos gastar dinheiro tentando desconectar você", diz uma das mensagens do site oficial.

Mas os criadores rejeitam o rótulo de antimarketing ou reacionários. Dizem que gostam da tecnologia, mas que ela deve estar a nosso serviço, em vez de nós estarmos à disposição dela. Se você está empolgado, pode assinar o abaixo-assinado online ou até se comprometer a abandonar a tecnologia em outras datas comemorativas sugeridas pelo site.

Nós não vamos assinar nada, e vamos continuar usando internet no sábado, dia 18 de setembro - seja fazendo um plantão na redação ou conferindo se o site da campanha também vai ficar offline, fazendo jus a tanto esforço.

______

Um dia sem tecnologia: Offlining.
Imagens: Divulgação.

Por Renato Bueno às 18h35

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

Crie um mosaico com suas fotos direto na web

 

Não é todo dia que você acorda e diz "vou fazer um mosaico com minhas fotos". Mas, quando esse dia chega, você nem sabe por onde começar, e seus amigos que poderiam ajudar saíram para curtir a vida. É por isso que você deve agir com sabedoria e guardar o nome Easy Moza, uma das ferramentas online mais completas para criação de mosaico de fotos que conhecemos.

Basicamente, você seleciona as imagens e manda o site gerar o mosaico. Você pode salvar a imagem final no computador ou pagar uma taxa (cerca de R$ 11) se quiser ter a versão em alta resolução para imprimir.

O primeiro passo é selecionar a foto principal, aquela que será formada pela colagem de todas as outras. Depois você seleciona as imagens de preenchimento - o programa recomenda um mínimo de 250 e um máximo de 3 mil arquivos. O Easy Moza processa todas as imagens e permite que você apague quantas quiser.

Também é possível acertar detalhes da configuração, como tamanho de cada célula da montagem, formato e ajuste de cor. Acima, usamos 280 fotos publicadas no GigaBlog para montar uma foto de dois filhotes de cachorro, provando que a tecnologia também pode representar imagens meigas e sensíveis.

Para ver outros exemplos de mosaico, com direito a zoom e mais detalhes, confira a galeria do Easy Moza.

Veja também: Como criar um Avatar com as fotos de seus amigos.

______

Mosaico de fotos: Easy Moza.
Lá do The Next Web.
Imagem: Reprodução.

 

Por Renato Bueno às 17h17

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

Do Firefox para outros navegadores com apenas um clique

Um plugin com uma missão: facilitar a alternância de navegadores, dependendo das necessidades criadas pelo mundo moderno. O nome da ferramenta é Open With (Abrir com), mas só está disponível para Firefox por enquanto.

Se você usa o Firefox, mas está em uma página que só funciona no Internet Explorer, por exemplo, precisa copiar a URL, abrir o Explorer, colar o endereço e dar Enter. Com o Open With, o processo fica reduzido a um único clique - depois, é claro, de você ter instalado e configurado a ferramenta. O plugin detecta os navegadores instalados em sua máquina e cria atalhos para eles em diversos lugares do Firefox (menu Exibir, barra das abas...). Basta um clique em qualquer ícone desses para abrir sua página atual no navegador correspondente. 

O Open With não permite a exclusão de atalhos e não reconhece o Google Chrome (você precisa adicionar o ícone manualmente). Mas, depois de instalar e configurar tudo, seu trabalho na internet vai ficar muito mais fácil.

______

Plugin de Firefox: Open With.
Lá do Download Squad.
Imagem: Reprodução.

 

Por Renato Bueno às 11h25

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

'Trolls' da internet surpreendem idoso no aniversário de 90 anos

 

Essa seria a história de um veterano norte-americano da Segunda Guerra Mundial, e de como ele comemorou seu aniversário de 90 anos com um humilde bolo na presença de familiares. Mas a internet transformou essa história em uma festa de 90 anos cheia de acontecimentos especiais - presentes de desconhecidos, cartões com mensagens do mundo inteiro e até homenagens na forma de "memes" da web. Tudo porque os "baderneiros" resolveram fazer uma boa ação.

A operação começou quando um usuário anônimo postou a foto acima, um convite para a festa do velhinho, no fórum 4chan, famoso reduto de internautas anônimos, muitos deles dedicados à arte de "trollar" (comportar-se como "troll", fazer pegadinhas, usar o anonimato da internet para infernizar a vida alheia). Logo os usuários do 4chan identificaram o senhor (William J. Lashua), descobriram que ele é um veterano da guerra e decidiram dar a ele a "melhor festa de aniversário do mundo". Os usuários do reddit, fórum mais "comportado" que o 4chan, também entraram na jogada e fizeram sua parte para espalhar o convite e organizar homenagens.

O resultado, como mostram as fotos reunidas pelo Urlesque e compiladas em um vídeo no YouTube, foi uma festa com dezenas de cartões de aniversário, presentes de desconhecidos e até a presença de usuários dos fóruns envolvidos no evento. A festa aconteceu no dia 4 de setembro em Ashburnham (Massachusetts, EUA).

 

Também não poderia faltar é claro, um "meme" exclusivo: o aniversário de William Lashua já é um dos verbetes na enciclopédia Know Your Meme. Abaixo, o velhinho mais querido da internet protagoniza um "cartaz motivacional", provando que os trolls de internet também têm coração. O aniversário também ganhou uma página no Facebook, com mais de 6 mil fãs até o momento.

 

______

Lá do Urlesque.
Imagens: Reprodução.

Por Renato Bueno às 09h42

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

06/09/2010

Designer cria sites atuais para corporações 'malignas' dos filmes de ficção

 

O designer Mikko Vartio diz que sempre foi fã das corporações malignas de filmes de ficção. Estudando a identidade visual de cada uma delas, ele descobriu certas semelhanças com empresas do mundo real e decidiu, então, imaginar como seriam os sites dessas empresas se eles realmente existissem.

"Eu peguei meu Adobe Fireworks e me tranquei em um bunker", diz Mikko, até sair com a bela galeria de montagens. O resultado são "homenagens" a filmes como Blade Runner, Alien e outros. A OCP, responsável pelas máquinas de matar em Robocop, tem um site (acima) que é a cara da Apple. Já a Skynet (abaixo) e seus robôs de O Exterminador do Futuro recebem um tratamento ao estilo Bing, ferramenta de buscas da Microsoft.

E Mikko avisa: se alguma corporação quiser processá-lo (ou pedir um layout melhorado), basta entrar em contato.

 

______

Corporações malignas: dos filmes para a internet.
Imagens: Divulgação / Mikko Vartio.

 

Por Renato Bueno às 14h10

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

Sorria, você está sendo filmado por pombos com cabeça de câmera

Você ainda liga para câmeras de segurança? Esboça alguma reação quando vê o aviso "você está sendo filmado"? É claro que não. Nós já estamos acostumados com essas caixinhas retangulares instaladas em qualquer entrada de prédio, corredor de empresa ou lojas de R$ 1,99 - mas nunca em cofres de bancos ou museus com aqueles quadros raríssimos.

Dois artistas holandeses resolveram abordar essa "banalização da invasão de privacidade" e infestaram a cidade de Utrecht com uma nova criatura: o pombo-vigia com cabeça de câmera de segurança. O resultado é surreal e magnífico - eles criaram até mesmo uma gaiola em que a câmera-mãe cuida de dois filhotes-webcam ainda no ninho.

Os pombos foram instalados em vários pontos de Utrecht, e as imagens captadas aparecem neste vídeo. Eles mexem a cabeça, fazem sons ameaçadores e chamam a atenção dos pedestres mais curiosos. A instalação dos pombos foi acompanhada pela divulgação de um cartaz irônico, misturando ameaça com crítica ao dizer "Está tudo bem. Nós adoramos observar vocês".

O projeto panoptICONS foi criado por Thomas voor 't Hekke e Bas van Oerle. Eles dizem que o pombo-câmera "aborda o fato de sermos constantemente vigiados por câmeras nos grandes centros urbanos. Elas parecem ter se transformado em uma praga que se alimenta de nossa privacidade". Aliás, não temos a confirmação de qual pássaro foi utilizado na criação das câmeras - só adotamos a expressão "pombo" em homenagem à peste que se espalha pela cidade de São Paulo, mesmo sem câmeras no lugar da cabeça.

______

Pombos vigiando a cidade: PanoptICONS.
Imagens: Reprodução.

 

Por Renato Bueno às 11h30

O espaço de comentários do GigaBlog pode ser moderado. Saiba mais.

Sobre o blog

Blog da redação do UOL Tecnologia com notícias sobre softwares, hardwares, aparelhos eletrônicos, lançamentos e curiosidades na área de TI.

Busca neste blog

Histórico